Postagens populares

quinta-feira, 11 de junho de 2009

MITOS E VERDADES SOBRE ODONTOLOGIA !



1 - Tomar muito antibiótico deixa os dentes fracos ?
Mito. Os dentes são envolvidos por uma camada denominada esmalte dentário, que é considerado a estrutura mais mineralizadas do organismo. Se o antibiótico tivesse a capacidade de destruição tão intensa, provavelmente este mesmo antibiótico destruiria facilmente outros tecidos, que nem são mineralizados, como por exemplo, esôfago, estômago etc. O que pode ocorrer, é que a pessoa que faz uso de antibiótico, encontra-se doente, e portanto, preocupada com outros assuntos da sua vida, deixando para segundo plano, cuidados com a própria higiene oral. Agravando este aspecto há o fato de que muitos antibióticos, por terem em sua composição açúcares, favorecem a proliferação da bactéria causadora da Doença Cárie.


2 - O fio-dental deve ser evitado pois causa muito sangramento na gengiva?
Mito. Vamos fazer uma analogia a uma outra situação...o que acorreria com sua pele, se a mesma sofresse um corte ? A região em volta da sua pele ficaria vermelha, inchada, ou seja inflamada. Por que isto ocorre ? porque o sangue possui células de defesa e na presença de um corte na pele, aumenta a quantidade sanguínea nesta região, como um mecanismo de defesa do organismo. Esta mesma situação ocorre na boca, portanto sangramento gengival significa que há um processo inflamatório na gengiva (gengivite), na tentativa, em vão,de eliminar as bactérias que não foram eliminadas com uso de escova-de-dente e fio-dental. Portanto, se ao utilizar o fio-dental houver a presença de sangramento, há 100% de chance, da pessoa não estar utilizando fio-dental com frequência, pois se utilizasse diariamente o fio-dental, não haveria sangramento. Além do mais, nenhuma indústria seria capaz de criar um produto que fosse tão amplamente empregado e defendido na área odontológica e que tivesse capacidade tão destrutiva para o tecido gengival !


3 - Doença cárie é uma doença infecto-contagiosa ?
Verdade. A doença cárie é causada pela bactéria Streptococcus mutans. Um fato que consideramos como exemplo, é que podemos avaliar pela mãe a predisposição do filho em desenvolver Doença Cárie. Se uma mãe tiver muitas lesões cariosas, provavelmente o filho da mesma terá tal quadro. Isto ocorre, devido a um contato íntimo entre mãe e filho, através do beijo, talheres etc.

4 - Existe tratamento de canal em dente-de-leite ?
Verdade. O dente-de-leite é como qualquer outro dente, portanto, se houver uma lesão cariosa extensa, capaz de atingir a região pulpar de dente-de-leite, o tratamento de canal é indicado. E neste caso, o tratamento de canal paraliza o processo infeccioso, processo que pode comprometer o desenvolvimento e erupção dos dentes permanentes que virão.

5 - Chiclete faz mal para os dentes ?
Mito e Verdade. Se o chiclete tiver açúcar em sua composição, realmente é prejudicial, pois o açucar é o combustível para bactéria causadora da Doença Cárie. Entretanto, se for chiclete com adoçante, há mal nenhum, muito pelo contrário trará benefícios, devido a 2 aspectos. O primeiro aspecto, é que a bactéria causadora da Cárie será "enganada" pelo adoçante, a bactéria usará o xilitol para obtenção energia, mas não conseguirá nada, pois xilitol não é açúcar e a bactéria morrerá. O segundo aspecto é que o chiclete com adoçante estimula a salivação e a salivação bloqueia a acidez produzida pelas bactéria (acidez que leva a desmineralização dos dentes).

6 - Gravidez deixa os dentes fracos ?
Mito. A única coisa que pode ser associada, é que a ansiedade da mãe devido ao nascimento do filho, que pode desencaear a um descuido da sua saúde oral.

7 - Gravidez aumenta o risco de doenças gengivais ?
Verdade. Entretanto, vale ressaltar que se houver uma mulher não grávida e uma mulher grávida, onde ambas mantendo o controle adequado da sua higiene oral, eliminando placas bacterianas através do uso contínuo de fio-dental e escova-dental, nenhuma das duas terão doenças gengivais. Porém, se houver, por exemplo, uma mulher não grávida e uma grávida, que mantêm uma deficiência da higiene oral no mesmo nível, é bem provável que a grávida, devido alterações hormonais terá doença gengiva mais agressiva, do que a mulher não grávida. Ou seja, o problema, não está na gravidez em si, e sim, na presença ou não da placa bacteriana

8 - Devemos cortar totalmente o açúcar da nossa alimentação ?
Mito. O que deve ser feito é o consumo inteligente do acúcar ! Ou seja, consumindo no período em que temos uma maior salivação, ou seja, no período até 20 minutos após as grandes refeições. As bactérias ao consumirem o açúcar, elas eliminam um ácido que leva a perda de minerais dos elementos dentários. A saliva tem a função de bloquear esta acidez, portanto os açúcares devem ser ingeridos no período de maior salivação, sendo evitados entre as refeições e ao deitar, onde temos uma hiposalivação.

Nenhum comentário: