Postagens populares

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Síndrome da Ardência Bucal (SAB)

A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma síndrome que acomete principalmente as mulheres acima de 50 anos ou pós-menopausa e caracteriza-se pela sensação de queimação, ardência e até mesmo coceira (prurido) na mucosa oral, sendo mais frequentemente localizado na porção anterior da língua, mas pode ser observado em outras regiões da boca.

Outra característica desta síndrome é que, mesmo com a presença da alteração de sensibilidade, não há alteração tecidual da mucosa bucal; Ou seja, ao exame clínico ou a olho nu, não é observado alterações na região onde o paciente apresenta coceira, ardência e / ou queimação.

Os fatores desencadeantes são os mais diversos, entre eles: candidíase, processos alérgicos (alergia), hiposalivação (redução salivar), uso de determinados anti-hipertensivos (exemplo:clonidina), uso de diuréticos, radioterapia em região de cabeça e pescoço, ansiedade, questões psicológicas e psiquiátricas entre outros fatores.

O diagnóstico da SAB é praticamente através de exclusão de outras doenças orais associado com a análise detalhada da história coletada do paciente e a partir da determinação dos fatores causadores é que o cirurgião-dentista traçará o melhor tratamento.

Dra.Fabiana Rocha Cabral
Cirurgiã-dentista – CRORJ: 29916
site: WWW.dentistarj-fabianacabral.odo.br

Nenhum comentário: