Postagens populares

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Clareamento Dentário

Falar de sorriso, é falar de alegria, contentamento, é falar de expressão da felicidade interior, refletida externamente; é a transmissão de informação de bem-estar consigo mesmo e com o mundo e em alguns casos, é até mesmo determinação de status social. Os pacientes, cada vez mais, têm sido atraídos pela estética. Em muitas circunstâncias, a alteração da coloração dos elementos dentários compromete a harmonia do sorriso. Com a valorização da estética nos tempos atuais, o clareamento dentário, principalemente se for concomitante com laserterapia, vem demonstrando ser uma alternativa bastante viável na filosofia da Dentística atual e com ótimos resultados estéticos.

O clareamento dentário é a opção menos invasiva, quando se fala de clarear o sorriso – se comparadas com outras técnicas odontológicas, como as famosas “jaquetas” – mas que não deve ser utilizada de forma constante e indiscriminadamente, mesmo porque não é uma técnica milagrosa (pois não existe dentes brancos) e deve ser indicada somente pelo cirurgião-dentista.

O cirurgião-dentista determinará se o dente alcançou o nível máximo de clareamento, escolherá a substância, a concentração da susbtância clareadora e a técnica mais adequada para cada paciente; avaliará se o clareamento é desaconselhado ou não, determinará a quantidade de sessões e/ou o tempo para o clareamento, além de fornecer as orientações para o paciente (orientações que são diversificadas dependendo do agente clareador a ser utilizado, bem como da técnica empregada). Ou seja, situações que um leigo desconhece.

Vale ressaltar, que os agentes clareadores são subtâncias ácidas, que podem causar danos sérios caso seja utiizado indiscriminadamente. E o odontólogo conhece os mecanismos de ação destes agentes e avalia as condições dos dentes dos clientes, para poder assim, utilizar estas subtâncias ácidas dentro dos parâmetros biológicos.

PORTANTO NÃO FAÇA CLAREAMENTO DENTÁRIO SEM A DEVIDA ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL. LEMBRE QUE O NOSSO ORGANISMO SEMPRE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO, PORTANTO, O QUE FOI ACONSELHADO PARA VOCÊ NO PASSADO, TALVEZ NÃO SIRVA MAIS PARA VOCÊ NO MOMENTO ATUAL E MUITAS VEZES, PODE ATÉ CAUSAR UM MAL.

Dra.Fabiana Rocha Cabral
CRO(RJ)29916
www.dentistarj-fabianacabra.odo.br

Nenhum comentário: