Postagens populares

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Traumatismo Dentário


O traumatismo dental acomete uma considerável parcela da população e pode ocasionar perdas dentais irreparáveis tanto no momento do acidente como no decorrer do tratamento, ou até mesmo, anos após. Os traumas ocasionados na prática esportiva representam uma parcela de 14 a 39%, entre as etiologias do traumatismo dentário.
Contudo, os traumatismos dentais no esporte possuem a particularidade de poderem ser prevenidos pelo uso de protetores bucais. Estes promovem a proteção de todas as estruturas dentais e periodontais, ou, pelo menos, reduzem as conseqüências de um possível trauma.
Por isso , a importância da consulta ao seu dentista para que esteja bem ciente da prevenção que se pode fazer.
Num breve resumo, podemos citar as lesões de estruturas de esmalte , dentina e polpa.Sendo desde as mais leves, como as trincas de esmalte, passando por fraturas de esmalte e dentina e de polpa , até as fraturas parcias e fraturas totais de coroas.Também salientamos as fraturas de raiz e coroa , e somente de raiz onde há bastante comprometimento.
Comumente nos acidentes da prática esportiva encontramos a concussão , a subluxação,as luxações e as mais graves , as avulsões. Podemos seguir um protocolo de cuidados iniciais:avaliando -se o paciente em seu estado geral e depois proceder ao análise dentário, acalmando-se na medida do possível o paciente, agindo -se com rapidez. Se possível for, iniciar a limpeza local com soro fisiológico , limpando cuidadosamente as áreas feridas se houver e contaminadas ,e procurar pronto-socorro o mais breve.

Como agir na perda de um dente permanente(TRAUMA)
Não é raro, devido a acidentes, seja automobilísticos, seja por atividades espostivas, ou mesmo agressão, um dente permamente intacto, como que por um golpe, cair da cavidade bucal. Em crianças, devido travessuras, típicas da idade, isto é é muito comum. Dependendo de atitudes corretas a serem tomadas, logo após o incidente, o dente poderá ser recolocado no lugar. E como agir ?
Primeiramente,deve permanecer calmo, agir com rapidez. Devemos localizar o dente perdido. Ao localizá-lo, nunca deve segurá-lo pela porção radicular, ou seja, da raiz. NUNCA TENTE LIMPAR O DENTE, fazendo raspagens ou escovações. Posteriormente, conserve o elemento dentário em um copo com água ou leite. Se não tiver disponível um copo com água ou leite, o dente deverá ser colocado na boca (junto com a bochecha). Nesta circunstância, deve ter o máximo de cautela para não engolí-lo.
Procure um dentista imediatamente, de preferência, até 30 minutos, após o acidente, a fim de que o dente seja reimplatado. Ou seja, a calma, a ação rápida, a conservação do dente num ambiente úmido e a procura por um dentista, de forma urgente, são medidas indispensáveis que garantirão o sucesso do reimplante dentário.

Dra.Fabiana Rocha Cabral
Cirurgiã-dentista - CRO(RJ):29916
site: www.dentistarj-fabianacabral.odo.br

Nenhum comentário: