Postagens populares

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ODONTOLOGiA HOLÍSTICA

A Odontologia é uma ciência que cuida não só dos elementos dentários, mas da saúde bucal do indivíduo. A cavidade oral não é estrutura corporal desarticulada do resto do corpo, portanto, é essencial enxergar o ser humano holisticamente, entendo que a pessoa, é um todo com inúmeras complexidades.
Portanto, um tratamento odontológico tem o objetivo de tentar alcançar a definição de saúde, determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), onde saúde não é só o completo bem-estar físico, mas é também é o completo bem estar mental e social.
Outro dia, uma ortodontista, colega de profissão, disse que estava sem paciência, pois tinha uma paciente, que estava repleta de placas bacterianas, gengivite e que estava cansada de orientá-la em relação a escovação, pois a mesma continuava com higiene oral deficiente e que estava disposta a não tratá-la mais. No meio da conversa, a ortodontista falou que paciente estava passando por um período de depressão.

Obviamente, atrás desta falta de higiene bucal existiam fatores muito mais complexos e que infelizmente, minha colega de profissão não estava compreendo. Um indivíduo deprimido não tem ânimo para executar tarefas rotineiras, certamente não terá ânimo para escovação dentária. Um indivíduo deprimido certamente tem baixa auto-estima geral e, consequentemente, bucal. Um indivíduo deprimido necessita de um profissional que o ampare e levante seu astral e não um profissional que o condene ainda mais.

Para isto, é essencial que o cirurgiã-dentista tenha noção da realidade social que ele atende. Bem com, compreender que o tratamento odontológico envolve vidas, e portanto, se ele não está capacitado a tratar determinada patologia, ao menos ele deve estar apto a detectar as sintomatologias e encaminhar POR ESCRITO (e não por boca), o indivíduo para o profissional habilitado; no caso supracitado, para um psiquiatra e/ou psicólogo.

Também se faz necessário, que o cirurgião-dentista tenha noção e/ou se habilite em outras práticas de saúde alternativa, como acupuntura, auriculoterapia, cromoterapia, homeopatia, florias de Bach, aromaterapia. Isto permite o enriquecimento da prática profissional, bem como a valorização e diferenciação profissional, num mercado altamente competitivo, bem como permite que cirurgião-dentista enxergue o indivíduo de forma muito mais ampla, é não apenas mais um indivíduo com uma boca com 32 (ou menos) elementos dentários e uma língua.

Dra.Fabiana Rocha Cabral
Cirurgiã-dentista – CRO: 29916
site: www.dentistarj-fabianacabral.odo.br

Nenhum comentário: