Postagens populares

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Doenças Periodontais

Periodontia é o ramo da área odontológica que objetiva executar o tratamento para as doenças que acometem a gengiva e os tecidos de sustentação dos elementos dentários.
Primeiramente, os seguintes aspectos clínicos devem estar presentes, para caracterizarmos uma gengiva saudável: ausência de edema (inchaço), ausência de sangramento, ausência de mobilidade dentária e tecido gengival de coloração rosa clara.
Frequentemente, nós, cirurgiões-dentistas, escutamos muitos pacientes falarem que não utilizam o fio-dental, pois há sangramento gengival. Ao deparar com esta afirmativa, eu sempre explico – para o espanto de muitos pacientes - que só há o sangramento da gengiva (no momento da utilização do fio-dental), pois o fio-dental não está sendo utilizado diariamente. Além do mais, o tecido gengival sadio é suficientemente firme para suportar a pressão de um fio-dental.
Exemplificarei através de uma analogia, esta minha afirmativa. Quando nossa pele sofre um trauma, um corte, o que acontece ? A área ao redor da pele fica com edema, hiperemiada (avermelhada), a pele fica sensível, há um aumento da concentração de sangue ao redor da ferida, ou seja, há um processo inflamatório. Todo este mecanismo inflamatório acontece, pois o sangue possui células de defesa que se direcionam ao redor da ferida para com intuito de bloquear a penetração de bactérias através do corte, e impedir um quadro infeccioso.
Circunstância semelhante acontece na gengiva. Quando, por qualquer motivo, o indivíduo não executa a escovação dentária de forma adequada, com o uso escova bucal e fio-dental, há formação e bem como, a permanência, da placa bacteriana (que seria uma espécie de “reunião”bacteriana) na cavidade oral. Consequentemente, há um aumento de concentração de sangue na gengiva, na tentativa em vão, de eliminar as bactérias. Vale ressaltar que em algumas pessoas, este processo inflamatório é tão exacerbado que além de apresentarem a gengiva vermelha e sangrante, há destruição dos tecidos de sustentação dos dentes, bem como perda óssea. A destruição dos ligamentos periodontais (“pequenos fios” que ligam o dente ao osso) e perda óssea são processos irreversíveis; ou seja, uma vez afetados não há recomposição. O progresso desta destruição pode desencadear a alteração do posicionamento dentário e muitas vezes, a perda do dente.
A gengivite é caracterizada somente pela inflamação da gengiva. Quando tal gengivite não é tratada adequadamente há uma progressão da doença levando a destruição dos ligamentos periodontais e estruturas ósseas. Quando há um mecanismo de destruição dos tecidos de sustentação dos elementos dentários, nós denominamos de periodontite.
O tratamento periodontal visa basicamente em paralisar o quadro anteriormente citado. E para que isto ocorra não adianta uma ação solitária do cirurgião-dentista, deve haver uma participação ativa do cliente para evitar a entrada de bactérias, que causam as doenças periodontais, na cavidade oral..Ou seja, h á uma necessidade real de mudança de hábitos. Nada valerá, o profissional, através da raspagem supra e subgengival retirar mecanicamente tártaros e placa bacteriana presentes nas estruturas dentárias, se o cliente permite a formação de tártaro.
Enfim, todas as vezes que sua gengiva sangrar, é um grande sinal, de que deve procurar um cirurgião-dentista e principalmente caprichar, sem medo, na escovação – principalmente nas área sangrante – e que o uso de fio-dental, essencial para manutenção da saúde bucal, de deve ser utilizado diariamente.

Nenhum comentário: