Postagens populares

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CONSUMO DE AÇÚCAR X SAÚDE BUCAL

Frenquentemente ouvimos que o cirurgião-dentista proíbe definitivamente o consumo de açúcares sob alegação que tal componente é extremamente prejudicial, bem como, o principal causador da Doença Cárie. Antes de qualquer proibição associada ao cirurgião-dentista, devemos considerar alguns aspectos tangentes aos mecanismos e evolução da Doença Cárie.

Primeiramente, a Doença Cárie é uma doença infecto-contagiosa, multifatorial, associada ao consumo elevado de açúcares, sendo portanto, dieto-dependente. E bactéria causadora de tal patologia (doença) é denominada de streptococcus Mutans.

Em uma explicação de fácil entendimento, as lesões cariosas ou os famosos “buracos” nos dentes, surgem através de uma ação bacteriana. Sendo assim, os streptococcus Mutans consomem os açúcares existentes na cavidade bucal - que não foram eliminados pela escovação - e a partir deste consumo de açúcares excretam substâncias ácidas. As substâncias ácidas produzidas pelas bactérias desencadeiam o processo de desmineralização dentária, que é perda de cálcio dos dentes.

A formação de um “buraco” não ocorre do dia para noite, de forma instantânea, é um processo lento e gradativo. E o primeiro estágio de desmineralização dos elementos dentários é caracterizado por uma mancha branca, com a evolução da doença, surge a cavidade. Levando em consideração este mecanismo da Doença Cárie, entendemos facilmente, que o açúcar é responsável pela doença cárie e seu desenvolvimento, pois ele serve de combustível alimentar para o stretococcus Mutans.

Entretanto, não podemos esquecer, que é inevitável não consumir doces saborosos em um mundo altamente tentador. E como consumir estes doces sem o peso na consciência? O consumo destes doces deve ser através do CONSUMO INTELIGENTE DO AÇÚCAR ! e Como seria este consumo inteligente do açúcar?

Quando realizamos nossas grandes refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) nós elevamos a produção salivar, pois é na boca que inicia o processo digestivo. E qual seria a ação da saliva na Doença Cárie ? a saliva mata as bactérias ? NÃO, as saliva não mata as bactérias existentes na boca, mas bloqueia a acidez produzida por tais bactérias. O bloqueio da acidez automaticamente evita a perda de minerais dos elementos dentários .


Considerando esta grande importância da ação salivar, podemos afirmar que doces e açúcares podem ser consumidos, entretanto tal ingestão deverá ocorrer em até 20 minutos após as grandes refeições e seu consumo DEVERÁ SER EVITADO entre as refeições e antes de dormir (pois ao dormir temos hipossalivação). Ou seja, não há proibição do brigadeiro, chiclete, pudim entre outros docinhos maravilhosos , entretanto é importante saber qual o melhor e o pior horário para consumi-los.

Dra. Fabiana Rocha Cabral - Cirurgiã-dentista – CRO(RJ): 29916
Site: http://www.dentistarj-fabianacabral.odo.br

Nenhum comentário: