Postagens populares

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Amamentação e Odontoogia


O leite materno, para crianças de até 12 meses, é considerado o alimento mais completo. Além de inúmeros nutrientes, o leite materno também possui efeito protetor, devido sua ação imunizante. A amamentação, fortalece o elo emocional entre mãe e filho, trazendo, como consequência, maiores benefícios mentais e emocionais para o bebê. Para a mulher, a amamentação também é benéfica, pois atenua sintomatologia da depressão pós-parto, auxilia na indução uterina (contração do útero pós-parto) e reduz probabilidade de surgimento de câncer mamário.

Considerando aspectos ecológicos, o leite materno é considerado um alimento ecologicamente correto, por não gerar lixos e gastos financeiros com uma produção não consome recursos naturais. Na questão Odontológica, a amamentação é de extrema importância, pois pela suscção há um crescimento harmonioso da dentição e face devido a estimulo da musculatura e ossos faciais, trazendo reflexos positivos futuros para os dentes, fala e respiração da criança. Vale ressaltar, que o recém-nato possui a mandíbula muito pequena em relação a maxila e a mandíbula alcançará este equilíbrio dimensional – referente ao tamanho – através da sucção do seio.

Neste momento você pode estar refletindo: a criança também faz sucção com o bico da mamdeira ! ... A criança quando é apresentada a mamadeira, na maioria da vezes, ela “larga o peito”. Por que isto ocorre ? ocorre porque ao usar a mamadeira, o exercício de sucção é quase inexistente, devido a maior facilidade de saída de líquido pelo bico da mamadeira, e automaticamente, pela lei do menor esforço, o bebê "espertinho " preferirá sugar mamadeira do que o seio da mamãe.

E qual a importância do desenvolvimento harmonioso dos ossos e musculatura faciais ? A importância é que propicia a formação de dentes alinhados, reduzindo, futuramente, a possibilidade de utilização de aparelhos ortodônticos, além disto os músculos faciais firmes contribuem para uma dicção perfeita. A amamentação também prepara a criança para mastigação, previne obesidade e doenças estomacais...

Ao amamentar, o bebê aprende a respirar corretamente, ou seja, pelo nariz, e isto previne doenças respiratórias, como pneumonia, bronquite, amigdalite. A respiração bucal, além de facilitar o surgimento de doenças respiratórias, aumenta o ressacamento da boca, favorecendo o surgimento da doença cárie e gengivite. A outro aspecto, é que quando o bebê não aprende a respirar corretamente, ficando com a boquinha aberta, os maxilares da face sofrem deformações, contribuindo para que o mesmo tenha “dentes acavalados”.

O péssimo hábito da mamadeira estimula uma alimentação “mole e adocicada”, aumentando o risco da famosa “cárie de mamamdeira” e a criança tende a evitar alimentos que requer mastigação, além dar preferência por alimentos doces e recusando legumes e verduras. Atrelado a mamdeira há também a chupeta, que afeta o posicionamento dentário, trazendo consequências negativas para dicção e respiração.

A idade ideal para iniciar o desmame é a partir dos 04 meses, mas ao introduzir alimentos deverá fazê-lo evitando a utilização de mamadeira, dando preferência a copos e colheres. A primeira consulta odontológica do bebê deveria ser antes da erupção do primeiro dente, pois o profissional orientará a respeito da higienização, dieta e como os pais devem agir, ao erupcionar os dentes do seu fihinho.

Dra. Fabiana Rocha Cabral
Cirurgiã-dentista – CRO(RJ): 29916
www.dentistarj-fabianacabra.odo.br

Nenhum comentário: